Nasa amplia missão da Phoenix até final de setembro

A missão da sonda Phoenix no planeta Marte será estendida, pelo menos, até o final de setembro, informaram nesta quinta-feira funcionários da Nasa.

AFP |

A missão "é um sucesso e Marte demonstrou ser muito interessante; a sonda funciona perfeitamente e a reserva de energia é suficiente para seguir até após o verão" boreal, explicou Michael Meyer, responsável científico do programa de exploração marciana da Nasa.

"A missão já alcançou seus objetivos mínimos e estamos prontos para atingir outras metas".

A sonda Phoenix pousou em 25 de maio no ártico marciano, uma região até então inexplorada, para iniciar uma busca de água e componentes orgânicos e determinar se foi possível a existência de vida no planeta.

Phoenix é dotada de uma pequena pá mecânica que recolhe amostras de solo para análises por diversos instrumentos, incluindo alguns fornos e um microscópio.

No final de junho, os cientistas anunciaram a detecção de gelo, que foi colocado em um dos fornos da sonda, chamado de "TEGA" (Thermal and Evolved-Gas Analyzer), mas os resultados completos desta análise ainda não foram divulgados.

tq/LR

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG