Washington, 8 dez (EFE) - A Nasa, a agência espacial americana, adiou até amanhã o retorno da nave Endeavour à Flórida, devido às condições meteorológicas no sudoeste dos Estados Unidos.

A Nasa indicou hoje que esperará uma nova avaliação das condições climáticas às 17h (de Brasília) para decidir quando a nave será levada a partir da Base Edwards, da Força Aérea, onde aterrissou em 30 de novembro, ao concluir uma missão de 16 dias.

Para a transferência, que terá um custo aproximado de US$ 1,8 milhão, a nave será colocada em Boeing 747.

A Nasa indicou que não espera que o gasto tenha um impacto em seu programa de missões de nave durante 2009, incluindo a de maio, para a reparação do telescópio orbital Hubble.

A "Endeavour" aterrissou na Califórnia, em vez de na base habitual de operações no Centro Espacial Kennedy, devido às condições meteorológicas adversas no sul da Flórida no dia de seu retorno.

Durante sua missão mais recente na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da "Endeavour" instalaram equipamentos que ampliam a capacidade de alojamento no laboratório orbital, um projeto de US$ 100 bilhões no qual colaboram 16 nações.

A missão coincidiu com o 10º aniversário da ISS e um dos quatro dias de trabalho extraveiculares foi a 200ª vez em que os astronautas saíram do complexo, que orbita cerca de 27 mil km/h e a 385 quilômetros da Terra. EFE jab/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.