Por Irene Klotz CABO CANAVERAL, EUA (Reuters) - A Nasa adiou a aterrisagem do ônibus espacial Endeavour neste domingo devido ao tempo ruim no Kennedy Space Center, no Estado da Flórida, podendo deslocar a nave espacial para um local alternativo de pouso na Califórnia.

A Endeavour está retornando após uma missão bem sucedida de renovação na Estação Espacial Internacional, e deveria pousar na Flórida às 13h19 no horário local (16h19 em Brasília).

"No momento, a previsão não permite o pouso", disse Alan Poindexter, do controle da missão em Houston, pelo rádio para o comandante da Endeavour Chris Ferguson.

A oportunidade seguinte de pouso na Flórida, que seria às 14h54 no horário local (17h54 no horário de Brasília), também foi abortada.

Como as condições meteorológicas para um pouso na Flórida também não devem adequadas na segunda-feira, os operadores de vôo poderão desviar a Endeavour para o local de pouso na base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia.

As condições meteorológicas para a base no deserto de Mojave deverão ser apropriadas para o pouso do ônibus espacial.

A tripulação da Endeavour retorna após a instalação de um sistema de reciclagem de água na Estação Espacial Internacional e de reformas em seu sistema de energia. Os trabalhos permitirão que a Nasa leve mais três astronautas para compor a tripulação permanente da unidade.

Uma aeronave de carga da Rússia chegou à Estação Espacial no domingo com combustível, água e suprimentos para a tripulação. A próxima visita da Nasa para a estação está marcada para fevereiro, quando o posto terá um painel solar instalado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.