Nasa adia lançamento de ônibus espacial Endeavor

A Nassa, agência espacial norte-americana, adiou nesta sexta-feira o lançamento do ônibus espacial Endeavor, marcada para este sábado, por causa de um vazamento no tanque de hidrogênio.

Redação com agências internacionais |

EFE
O ônibus espacial Endeavor
Em comunicado, a Nasa explicou que o vazamento de combustível, descoberto na madrugada (local) deste sábado durante a operação de reabastecimento, é similar ao que atrasou uma viagem do "Discovery" há alguns meses.

Responsáveis pela missão devem se reunir neste sábado para definir quando será feito um novo lançamento do ônibus espacial.

O Endeavor seria lançado para uma missão de 16 dias na estação espacial internacional (ISS, na sigla em inglês).

O ônibus espacial tinha previsto entregar e instalar os últimos módulos do laboratório científico Kibo durante cinco caminhadas espaciais, levar novos equipamentos ao complexo e substituir um dos ocupantes da ISS.

Trata-se do engenheiro japonês Kohichi Wakata, que voltará à Terra como tripulante do "Endeavour" depois de permanecer quatro meses na ISS.

Mark Polansky é o comadante da equipe que conta com mais cinco astronautas que aguardam para saber quando a Endeavor será lançada.

A Nasa tem pressa para completar o lançamento do Endeavor. Caso o ônibus espacial não for lançado até a próxima segunda-feira, terá de aguardar até o próximo dia 20 por causa de condições desfavoráveis de ângulos do sol.

(Com informações da AP e EFE)

Leia mais sobre Nasa

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG