Nasa adia importante missão à Marte

Problemas técnicos forçaram a agência espacial americana (Nasa) a adiar o lançamento de uma missão-chave para Marte, que deveria partir no outono boreal de 2009, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

AFP |

"Não estaremos prontos para o lançamento do Mars Science Lab na data prevista para o próximo ano", disse o diretor da Nasa, Michael Griffin, em entrevista coletiva. "Devido a um número de fatores que precisamos enfrentar, estamos adiando o lançamento para 2011".

O adiamento representa um custo adicional de 400 milhões de dólares ao já elevado orçamento do projeto Mars Science Lab, que tem por objetivo analisar se existiu ou ainda existe vida no Planeta Vermelho.

O custo do projeto é agora de 2,3 bilhões de dólares, destacou a Nasa.

O adiamento é essencial para se "resolver problemas técnicos que poderão surgir e para realizarmos com sucesso as experiências necessárias", destacou Ed Weiler, administrador associado da agência espacial.

"O fracasso não é uma opção (...) e o dinheiro do contribuinte nos obriga a estar absolutamente certos do sucesso desta missão".

A janela de lançamento para Marte abre a cada 26 meses, devido ao alinhamento dos planetas, destacou a Nasa.

kdz/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG