A Nasa adiou em quatro dias o lançamento do ônibus espacial Atlantis para o telescópio orbital Hubble, agora marcado para o dia 14 de outubro, anunciou a agência espacial americana nesta quarta-feira.

O lançamento do Atlantis (STS-125) para a última missão de manutenção e modernização do Hubble está previsto para as 22H10 local (23H10 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste dos EUA).

A Nasa atribuiu o adiamento aos efeitos do furacão Ike, que devastou a costa do Texas (sul) em 13 de setembro e obrigou a agência a suspender suas atividades no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).

"Enquanto o processamento do veículo continua como estava previsto, a semana perdida de treinamento e preparação para a missão (em Johnson) devido ao impacto da tormenta levou à decisão de adiar as datas", justificou a Nasa.

Os responsáveis pela missão confirmarão oficialmente esta data durante uma entrevista coletiva em 3 de outubro.

Trata-se do segundo adiamento deste vôo, previsto inicialmente para o dia 8 de outubro.

Esta mudança também provocou o adiamento, em quatro dias, do lançamento do ônibus espacial Endeavour para a Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro, agora marcado para o dia 16 de novembro, às 19H07 local (20H07 de Brasília).

js/yw/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.