Atlantis para sábado - Mundo - iG" /

Nasa adia aterrissagem do Atlantis para sábado

WASHINGTON - A Nasa (agência espacial americana) adiou para sábado a aterrissagem do ônibus espacial Atlantis devido ao mau tempo no estado da Flórida, onde estava prevista hoje a chegada da nave, após sua missão no telescópio Hubble.

EFE |

A agência tinha previsto duas tentativas de aterrissagem para esta sexta-feira, a primeiro às 11h de Brasília e a segundo às 12h39 de Brasília.

O ônibus voltará a tentar aterrissagem no sábado, no Centro Espacial Kennedy da Flórida. Caso ocorra algum imprevisto, o "Atlantis" pode tentar descer na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia.

As opções de aterrissagem para o domingo incluem Flórida, Califórnia e Novo México.

Durante sua última missão de serviço de 11 dias ao telescópio espacial Hubble, a tripulação do "Atlantis" realizou cinco caminhadas espaciais, durante as quais modernizou os sistemas e substituiu e consertou peças do telescópio colocado em órbita há 19 anos.

A missão, considerada uma das mais perigosas no programa das naves, permitirá que o observatório continue operando pelo menos durante por mais cinco anos, segundo cálculos dos cientistas da agência espacial dos EUA.

O sucesso da missão foi comemorado na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, em uma comunicação com o comandante Scott Altman, a quem transmitiu felicitações.

"Estou orgulhoso do que conseguiram. Esta missão de conserto no espaço proporcionou um exemplo maravilhoso da dedicação e do compromisso com a prospecção que representa os Estados Unidos", acrescentou Obama.

"O Hubble é um símbolo de nossa busca pelo conhecimento", disse.

Leia mais sobre Atlantis

    Leia tudo sobre: atlantis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG