Nasa adia aterrissagem do ônibus espacial Atlantis para domingo

A Nasa (agência espacial americana) adiou mais uma vez a a aterrissagem do ônibus espacial Atlantis, desta vez para domingo, devido ao mau tempo registrado neste sábado (23) em Cabo Canaveral, na Flórida, onde era aguardada a chegada da nave com uma tripulação de sete astronautas.

AFP |

Na sexta, a Nasa , já havia adiado o pouso da Atlantis - que retorna de uma missão de reparos no telescópio espacial Hubble - devido as condições climáticas .

Reuters
Mau tempo na Flórida fez a Nasa adiar novamente o pouso.

Após 11 dias de missão, as duas "janelas" para a aterrissagem na sexta-feira -às 10h locais (11h de Brasília) e às 11h39 (12h39)- foram sucessivamente descartadas, com a pista do centro espacial molhada, condições que se mantiveram neste sábado.

A Nasa também desistiu, até o momento, de iniciar a aterrissagem do Atlantis na base californiana de Edwards (oeste), para onde a meteorologia prevê tempo bom. A agência prefere evitar essa possibilidade, porque seria necessário em seguida transportar o Atlantis para Cabo Cañaveral, sua base de lançamento, sobre um Boeing 747, por um custo de cerca de 2 milhões de dólares.

No domingo, a primeira chance de aterrissagem está marcada para 10h2 (11h2 de Brasília).

Missão ao Hubble

Durante sua última missão de serviço de 11 dias ao telescópio espacial Hubble, a tripulação do "Atlantis" realizou cinco caminhadas espaciais, durante as quais modernizou os sistemas e substituiu e consertou peças do telescópio colocado em órbita há 19 anos.

A missão, considerada uma das mais perigosas no programa das naves, permitirá que o observatório continue operando pelo menos durante por mais cinco anos, segundo cálculos dos cientistas da agência espacial dos EUA.

O sucesso da missão foi comemorado na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, em uma comunicação com o comandante Scott Altman, a quem transmitiu felicitações.

"Estou orgulhoso do que conseguiram. Esta missão de conserto no espaço proporcionou um exemplo maravilhoso da dedicação e do compromisso com a prospecção que representa os Estados Unidos", acrescentou Obama.

"O Hubble é um símbolo de nossa busca pelo conhecimento", disse.

Leia mais sobre Atlantis

    Leia tudo sobre: atlantis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG