Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo

A Nasa adiou para domingo a aterrissagem do ônibus espacial americano Atlantis por causa do mau tempo em Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste), onde a nave era aguardada trazendo sete astronautas.

AFP |

Pelo segundo dia consecutivo, a agência espacial americana preferiu adiar o processo por causa da ameaça das nuvens carregadas e dos ventos laterais no Centro Espacial Kennedy. A tripulação tem reservas de combustível para até segunda-feira, no mais tardar.

Após 11 dias de missão, as duas "janelas" para a aterrissagem na sexta-feira -às 10h00 locais (11H00 de Brasília) e às 11h39 (12h39)- foram sucessivamente descartadas, com a pista do centro espacial molhada, condições que se mantiveram neste sábado.

A Nasa também desistiu, até o momento, de iniciar a aterrissagem do Atlantis na base californiana de Edwards (oeste), para onde a meteorologia prevê tempo bom. A agência prefere evitar essa possibilidade, porque seria necessário em seguida transportar o Atlantis para Cabo Cañaveral, sua base de lançamento, sobre um Boeing 747, por um custo de cerca de 2 milhões de dólares.

No domingo, a primeira chance de aterrissagem está marcada para 10h02 (11h02 de Brasília).

bar/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG