Nasa acredita ter encontrado provas de presença de gelo em Marte

Washington, 20 jun (EFE).- Pedaços de material brilhante, do tamanho de dados, fotografados há quatro dias em Marte pela sonda Phoenix, desapareceram e isto convenceu os cientistas de que se tratava de gelo, revelou hoje a agência espacial americana.

EFE |

O material tinha ficado exposto em uma pequena fundação escavada pela sonda "Phoenix".

A agência espacial oferecerá uma conferência às 14h (horário de Brasília) de hoje para apresentar as novidades mais recentes da missão.

"Estes pequenos pedaços de material desapareceram completamente em poucos dias, e isto é uma prova perfeita de que se trata de gelo", disse o cientista Peter Smith, da Universidade do Arizona, uma instituição que participa da missão em Marte.

"Surgiram algumas dúvidas se esse material branco e brilhante poderia ser sal", acrescentou. Ele esclareceu que o sal não evapora assim.

A cápsula "Phoenix" explora a região ártica de Marte e usa um braço robótico para escavar mostras do solo que depois é submetido a análise.

O material ficou à vista no fundo de uma pequena fundação que o braço escavador da "Phoenix" alargou no dia 15 de junho, mas quando a câmera focou novamente a região ontem o que se percebe é que o gelo tinha desaparecido.

Enquanto isto, o braço da "Phoenix" encontrou uma superfície dura enquanto escavava outra fundação ontem e os cientistas acham que será descoberta também uma camada de gelo, afirmou a Nasa. EFE jab/bm/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG