Nas redes sociais, vídeos, fotos e relatos do terremoto no Japão

Moradores e visitantes mostram como foram atingidos pela tragédia que arrasou partes do país nesta sexta-feira

iG São Paulo |

O terremoto de 8,9 graus de magnitude que atingiu o Japão nesta sexta-feira repercute nas redes sociais em todo o mundo e algumas delas foram compiladas pelo iG . No microblog Twitter, dos dez principais trending topics mundiais, oito são a respeito da tragédia. A hashtag #prayforjapan (reze pelo Japão) é a mais citada, com mais de 220 mil menções até o meio-dia do dia 11 de março.

shibuya246/Flickr
Crianças em um parque após a evacuação dos prédios, com roupas térmicas e assistência de adultos, no Japão

No trending topics nacional, além das hashtags #prayforjapan, #tsunami e #japao, está o monstro Godzilla, resultado de brincadeiras e piadas feitas pelos internautas brasileiros. Há também muitas mensagens de brasileiros que moram no Japão buscando notícias sobre familiares e amigos. O lutador Bruno Massami, @machinemassami no Twitter, mora nos arredores de Nagoya e sugere que o Twitter seja usado para dar recados, uma vez que os telefones não funcionam. Para trocar informações sobre brasileiros que moram no Japão ou estão visitando o país, os internautas estão usando no Twitter a hashtag #brasileirosnojapao.

Os editores da rede social de fotografia Flickr publicaram em seu blog algumas fotos do terremoto do Japão publicadas por seus usuários. Alexander Mensa , em Tóquio, registrou uma fila de pessoas comprando bicicleta para conseguir voltar para casa, já que os trens e metrôs estavam parados, e os ônibus lotados. Shibuya246 fotografou .

O Google, repetindo a experiência dos terremotos do Haiti e do Chile, no ano passado, ativou o Google Person Finder, site destinado a quem está procurando por alguém desaparecido no terremoto, ou para quem tem informações sobre pessoas que estão no Japão neste momento. O endereço do site de troca de informações é este .

Veja abaixo mensagens, vídeos e fotos publicados nas redes sociais:

    Leia tudo sobre: tsunamitremorterremotojapão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG