Tamanho do texto

São Paulo, 20 jun (EFE).- O príncipe herdeiro do trono japonês, Naruhito, foi recebido hoje em clima de festa durante sua visita ao bairro da Liberdade, em São Paulo, estado que reúne imigrantes e descendentes de países da Ásia Oriental, em sua maioria de origem japonesa.

No segundo dia de atividades em São Paulo, por ocasião das comemorações pelo centenário da imigração japonesa no país sul-americano, Naruhito passou pelas principais ruas do bairro onde predomina o comércio e as tradições da cultura oriental.

Como aconteceu na quinta-feira durante sua visita ao Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, o príncipe foi recebido com cântico e milhares de bandeirinhas do Japão e do Brasil que se agitavam para saudar Naruhito e sua comitiva real.

As janelas das casas e prédios comerciais, as ruas e postes foram enfeitados com motivos da cultura japonesa e que deram colorido à passagem de Naruhito, recebido por oito imigrantes de 99 anos de idade e que este ano realizam também seu centenário de vida.

Muitos dos moradores anfitriões exibiam quimonos e outras peças da indumentária japonesa.

O Brasil, com um milhão e meio de imigrantes, tem a maior colônia japonesa no mundo, a maioria concentrada no estado de São Paulo, onde calcula-se que vivam um milhão de japoneses e descendentes de primeira e segunda geração.

No sábado, que promete ser um dos momentos mais emotivos da visita, o príncipe assistirá a um ato no Porto de Santos, onde há cem anos chegaram os pioneiros da imigração e depois participará do principal ato do centenário, programado para o sambódromo do Anhembi.

Naruhito visita no domingo as cidades de Londrina, Maringá e Rolândia, no Paraná, e na segunda-feira viaja para Belo Horizonte.

O príncipe conclui sua visita na terça-feira, no Rio de Janeiro, de onde volta a Tóquio. EFE wgm/ma