Napolitano troca governo do Arizona por Secretaria de Segurança

Washington, 1 dez (EFE).- A governadora do Arizona, Janet Napolitano, travou muitas batalhas em sua vida, seja contra de seu câncer de mama ou contra a imigração ilegal, e levará essa perseverança como primeira-secretária de Segurança Nacional dos EUA O presidente eleito, Barack Obama, nomeou-a titular do Departamento de Segurança Nacional (DHS) durante uma entrevista coletiva hoje em Chicago (Illinois), ao apresentá-la como um líder com experiência e capaz de reformar uma extensa burocracia e zelar pela segurança do país.

EFE |

"É difícil deixar um trabalho por outro, mas cada um deve ir onde puder servir melhor", disse, por sua parte, Napolitano, rodeada por outros membros da nova equipe de segurança nacional.

Mas a atual governadora, de 51 anos, está acostumada a desafios e, de quebra, conquistou um espaço nos "primeiros lugares" da vida pública do país.

A revista Time a nomeou entre os cinco melhores governadores dos Estados Unidos em 2005, e a Newsweek a contou entre as mulheres mais importantes do país.

Antes de assumir como governadora do Arizona em 2002 -a segunda mulher no cargo-, Napolitano já tinha feito história como a primeira procuradora-geral do estado em 1998, posto ao que chegou após ser designada fiscal federal em 1993, sob a Presidência de Bill Clinton.

Como governadora do Arizona, considerado o "epicentro" do combate à imigração ilegal, Napolitano focou os temas de fronteira e procurou estreitar os laços de cooperação com o México. EFE mp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG