Napolitano inicia consultas junto a partidos para formação de novo Governo

Roma, 6 mai (EFE).- O presidente italiano, Giorgio Napolitano, iniciou hoje as consultas aos partidos com representação parlamentar para a formação do novo Governo, que ficará a cargo do futuro primeiro-ministro Silvio Berlusconi, vencedor das eleições gerais de 13 e 14 de abril.

EFE |

O primeiro a comparecer ao Palácio do Quirinale, sede da chefia de Estado, foi o presidente do Senado, Renato Schifani, e logo depois Napolitano receberá o titular da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.

As consultas começaram às 16h (11h, horário de Brasília) e se prolongarão até o início da noite.

Após o encontro com os presidentes das duas câmaras parlamentares, Napolitano se reunirá com os grupos mistos do Senado e da Câmara, com o representante da minoria lingüística do Valle d'Aosta e com o representante do Partido Popular Tirolês do Sul (SVP), da região autônoma do Alto Adige (de língua alemã).

O primeiro dia de consultas será concluído com o grupo parlamentar no Senado formado pela União Democrata Cristã (UDC), pelo SVP e pelo Autonomia, Liberdade e Democracia.

As consultas continuarão amanhã com os representantes da UDC na Câmara, e da Itália dos Valores (IdV), da Liga Norte (LN), do Partido Democrata (PD) e do Povo da Liberdade (PDL) no Senado e na Câmara.

Napolitano concluirá as consultas com os presidentes italianos eméritos (Francesco Cossiga, Oscar Luigi Scalfaro e Carlo Azeglio Ciampi).

Como Berlusconi venceu as eleições e sua coalizão conseguiu a maioria tanto na Câmara quanto no Senado, não se descarta que já amanhã à tarde o presidente italiano encarregue o líder conservador da formação do novo Governo. EFE jl/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG