Napolitano inicia amanhã conversas para formar novo Governo

Roma, 5 mai (EFE) - O presidente italiano, Giorgio Napolitano, iniciará amanhã as conversas com os partidos com representação parlamentar para a formação do novo Governo, que ficará a cargo do conservador Silvio Berlusconi, vencedor das eleições gerais de 13 e 14 de abril.

EFE |

Napolitano, informou a Chefia do Estado, começará as consultas a partir das 16h (11h em Brasília) com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renato Schifani e Gianfranco Fini, respectivamente.

Depois, receberá os representantes dos grupos parlamentares e terminará as consultas na tarde de quarta, quando se reunirá com os presidentes eméritos da República.

Por Berlusconi ter vencido o pleito e sua coalizão ter obtido a maioria absoluta tanto na Câmara dos Deputados como no Senado, não se descarta que essa mesma tarde possa encarregar ao líder conservador a formação do novo Executivo.

Fontes conservadoras disseram hoje que o Governo pode estar formado na quinta ou na sexta-feira e Berlusconi pode ser empossado no sábado.

Por outra parte, hoje foram eleitos os presidentes dos respectivos grupos parlamentares, que serão seis na Câmara e o mesmo número no Senado, uma grande redução em relação aos 14 e 11, respectivamente, da última legislatura.

No Senado, os grupos representam o partido de Berlusconi, Povo da Liberdade (PDL); o Partido Democrata (PD), a Liga Norte e Itália dos Valores.

A União de Centro (UDC) formará grupo junto com o Partido Popular Tirolês do Sul (SVP) e o representante da região nortista de Vale de Aosta e três senadores vitalícios, Francesco Cossiga, Emilio Colombo e Giulio Andreotti.

No grupo misto estarão os dois senadores de Movimento pela Autonomia (MPA), a senadora independente eleita no exterior, Mirella Giai, e os cinco senadores vitalícios restantes.

Na Câmara dos Deputados, além do PDL e o PD, também estarão representados Itália dos Valores, Liga Norte e UDC, enquanto o grupo misto estará composto pelo MPA e as legendas que representam as minorias lingüísticas.

O Parlamento italiano fica assim representado: Câmara dos deputados ------------------------ PDL 275 PD 217 Liga Norte 60 UDC 35 IDV 29 Misto 14 Senado ------------------------ PDL 147 PD 118 Liga Norte 25 UDC-SVP 11 IDV 14 Mixto 7 EFE jl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG