era dos impérios acabou - Mundo - iG" /

Na Rússia, Ahmadinejad diz que era dos impérios acabou

EKATERINBURGO - A era dos impérios acabou, afirmou o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad na reunião de cúpula da Organização da Cooperação de Xangai, que acontece na cidade russa de Ekaterinburgo.

Redação com agências internacionais |

"A ordem capitalista internacional está se dobrando", afirmou Ahmadinejad na abertura da reunião do grupo integrado pela Rússia, China e países da Ásia central. "É evidente que a era dos impérios acabou e não voltará a renascer", acrescentou.

Ahmadinejad se recusou a fazer qualquer comentário sobre a situação em seu país, onde a oposição convocou para esta terça-feira um novo protesto contra sua questionada reeleição na votação de sexta-feira.

Desde a reeleição de Ahmadinejad como presidente do Irã, Teerã é palco de violentos protestos de opositores  que terminaram na segunda-feira com a morte de sete pessoas . A oposição denuncia fraude eleitoral.

Ahmadinejad assiste à cúpula realizada na cidade russa de Yekaterimburgo, nos Urais, como observador, junto com os presidentes do Afeganistão e do Paquistão, o primeiro-ministro da Índia e um enviado mongol.


Reunião bilateral entre Ahmadinejad e Medvedev foi cancelada / AP

Reunião com Medvedev cancelada

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, cancelou a reunião bilateral que tinha previsto realizar nesta terça-feira com Ahmadinejad, durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO).

Medvedev tem "uma agenda muito apertada" devido ao fórum dessa organização regional, que também inclui a China e quatro países centro-asiáticos, e a primeira cúpula formal do grupo BRIC , formado por Brasil, Rússia, Índia e China, explicou a delegação russa.

A Chancelaria russa não ofereceu declarações oficiais sobre as eleições no Irã, e o vice-ministro de Exteriores, Serguei Riabkov, afirmou hoje que este pleito é "um assunto interno do povo iraniano".

"Aplaudimos a realização destas eleições e damos as boas-vindas na Rússia ao presidente reeleito do Irã", disse Riabkov.

* Com AFP e EFE

Leia também:

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: ahmadinejad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG