Mutharika é reeleito presidente de Malauí

Redação Central (EFE), 22 mai.- O atual presidente de Malauí, Bingu wa Mutharika, foi reeleito chefe de Estado após a realização das eleições, segundo informou hoje a página oficial da Comissão Eleitoral do país.

EFE |

Com 93,25% das urnas apuradas, Mutharika obteve 2.730.630 votos, contra 1.270.057 do opositor John Tembo, do Partido do Congresso Malauí (MPC). As eleições aconteceram na terça-feira passada.

Mutharika foi eleito presidente nas eleições de 2004, e uma campanha anticorrupção que realizou pouco depois de assumir o poder gerou descontentamento dentro de seu partido, a Frente Democrática Unida (UDF), o qual decidiu abandonar.

O líder formou sua própria legenda, o Partido Democrático Progressista (DPP), e desde então governou com minoria no Parlamento, onde o UDF tinha até agora 74 das 193 cadeiras.

Mais de seis milhões de cidadãos foram convocados às urnas para escolher o presidente do país para os próximos cinco anos. Foram as quartas eleições democráticas de Malauí, desde que foi afastado do poder em 1994 Hastings Kamuzu, que governou de forma ditatorial a partir da independência, em 1964. EFE rma/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG