Música reduz estresse em quem sofre de doenças coronárias, diz estudo

(Embargada até as 20h de Brasília desta terça-feira). Redação Central, 14 abr (EFE).- Cientistas americanos afirmaram que ouvir música pode ajudar no tratamento de pessoas que sofrem com estresse associado a uma doença coronária.

EFE |

"Ouvir música pode trazer benefícios a pacientes que sofrem de estresse e ansiedade associados a um tratamento para doenças coronárias", disse o estudo publicado no "Cochrane Systematic Reviews".

Segundo o relatório, a música tem o poder de diminuir a pressão arterial, o ritmo cardíaco e os níveis de ansiedade nestes pacientes.

"Estas doenças são altamente estressantes por fatores como a incerteza e ansiedade pelo diagnóstico. No entanto, escutar música pode ajudar a aliviar o estresse e, com isso, reduzir outros riscos destes doentes", disse a publicação.

A equipe de cientistas revisou dados de 23 relatórios anteriores, que englobavam um total de 1.461 pacientes. O grupo concluiu que escutar música proporciona "certo alívio" a quem sofre com doenças do coração e ansiedade.

O pesquisador Joke Bradt, da Temple University da Filadélfia, nos Estados Unidos, explicou que ainda são necessários novos estudos que se concentrem em aspectos mais concretos. EFE cr/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG