Homem tem "olhos depilados" com faca em prática tradicional na China; entenda

Com o objetivo de limpar as impurezas acumuladas nos olhos, o barbeiro Xiong Gaowu oferece um serviço um tanto quanto peculiar em Chengdu

Na China, uma prática um tanto quanto diferente depila os olhos com faca para melhorar a visão da pessoa
Foto: Reprodução/China Plus News
Na China, uma prática um tanto quanto diferente depila os olhos com faca para melhorar a visão da pessoa


O barbeiro Xiong Gaowu, de 62 anos de idade, tem uma habilidade um tanto quanto peculiar. Diferente da maioria dos profissionais, especialistas em cortes de cabelo, o chinês se autodenomina um “expert em depilação de olhos”. O processo, que pode causar arrepios em alguns, consiste em uma limpeza da região com nada mais nada menos do que uma faca.

Leia também: Após ter celular roubado, jovem recebe mensagem pedindo a senha do aparelho

Morador da cidade de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, Gaowu tem 40 anos de experiência na prática e garante: nunca deixou cortes nos olhos de ninguém. Talvez por isso, o processo de limpeza, que dura cerca de cinco minutos, atrai tantos clientes à barbearia do chinês, uma das poucas que ainda oferece o serviço tradicional.

De acordo com o portal britânico Daily Mail , diferente do que o nome do tratamento sugere, a prática não envolve nenhuma depilação. Na realidade, o barbeiro usa uma lâmina para gentilmente limpar os cantos das pálpebras de seus clientes. E existe um ritual meticuloso para começar o processo.

Primeiro, o barbeiro usa uma solução de iodo em sua lâmina para garantir sua esterilização. Depois, ele adiciona algumas gotas de colírio na faca antes de chegar às pálpebras de seus clientes. É quando o chinês posiciona a lâmina na linha d’água e começa o tratamento.

Durante os cinco minutos, ele repete todo o processo nas pálpebras superiores e assim, garante que nenhuma impureza permanecerá entre a pele e o globo ocular de quem se interessar pela limpeza.

Leia também: Homem constrói foguete para se lançar no espaço e "provar" teoria da Terra plana

Opinião profissional

O Dr. Qu Chao, oftalmologista do Sichuan Provincial People’s Hospital, declarou, segundo o Daily Mail , que a “depilação ocular” pode estimular as pálpebras e suas glândulas, conhecidas como tarsais, a produzirem uma substância oleosa. Esta, por sua vez, pode lubrificar os globos oculares e fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis.

Por isso, as pessoas que passam pelo procedimento costumam sentir que sua visão está melhor. Entretanto, Chao alertou que é preciso ter muito cuidado com tratamentos deste tipo. Gestos inapropriados e ferramentas sem a esterilização necessária podem causar infecções.

Leia também: Bezerro "mutante" nasce com pata extra nas costas e faz sucesso na China

Se você ficou interessado no tratamento, tenha em mente que Gaowu não oferece seus serviços para qualquer um. É preciso ter pelo menos 30 anos para conseguir "marcar um horário" em sua barbearia, porque segundo o chinês , pessoas mais novas não têm tanta 'impureza' em seus olhos e não precisam do procedimento.