undefined
Reprodução/Wikipedia

Muitas identidades já foram apontadas como possíveis de “Jack, o estripador”

A identidade do assassino em série “Jack, o estripador” pode, finalmente, ter sido revelada. Segundo pesquisadores, um diário encontrado parece ter pertencido ao misterioso serial killer da época vitoriana, na Inglaterra.

Leia também: Comprada por R$ 3 mil, boneca "possuída" arranha donos e desliga alarmes da casa

Anteriormente, muitas identidades foram apontadas como possíveis de “ Jack, o estripador ”. Contudo, faltavam provas que realmente ligassem o nome aos crimes. Contudo, o mistério poderá ser resolvido depois da descoberta do diário de James Maybrick, um comerciante de algodão do século 19, originário da cidade britânica de Liverpool.

O diário foi publicado em 1993, mais de cem anos depois de sua morte. Segundo uma reportagem do “The Telegraph”, nas centenas de páginas, Maybrick confessa a autoria em assassinatos brutais de cinco mulheres no East End de Londres, bem como uma prostituta em Manchester.

“Entrego meu nome para que todos saibam de mim. Então, a história dirá o que o amor pode fazer a um cavalheiro. Sinceramente, ‘Jack, The Ripper’”, assinou o comerciante, no final do diário, de acordo com o mesmo portal.

A confusão sobre o diário

A pessoa responsável por tornar o diário de Maybrick público foi Mike Barrett, que também morreu antes que pudesse explicar exatamente a origem dessas memórias – o que fez com que muitas pessoas acreditassem se tratar de um documento falsificado. Porém, um grupo de especialistas liderado por Bruce Robinson afirma que existem evidências que sugerem que o diário é genuíno e que descreve, sim, os assassinatos infames.

De acordo com um novo livro publicado, o diário teria sido descoberto em uma antiga residência de Maybrick. O comerciante de algodão morreu em 1889, um ano depois dos assassinatos de Whitechapel . Em março de 1992, foi realizada uma reforma em sua casa, conhecida como “Battlecrease House”. No mesmo dia, Mike Barret teria afirmado a um agente literário que “possuía o diário do famoso serial killer britânico”.

Leia também: Confundidos com homens em despedida de solteiro, padres são expulsos de bar

Contudo, a falta de provas de que seria realmente um material original – não apenas inventado, levantou a desconfiança de muitas pessoas. Agora, algumas planilhas descobertas – que comprovam que os trabalhadores estavam realmente na casa no mês de março de 1992, mesmo dia em que Mike Barrett conversou com o agente literário – tapam alguns “buracos”.  

Na época, muitos críticos afirmaram que o diário era apenas uma “invenção elaborada a partir de notícias da época”, enquanto outros reconheciam que apenas o verdadeiro assassino poderia ter conhecido os detalhes que o diário revela.

“As novas evidências [planilhas] de que, em 9 de março de 1992, o diário foi realmente removido das tábuas do chão de onde era o quarto de James Maybrick, em 1889, anula quaisquer outras considerações quanto à sua autenticidade”, diz Robert Smith, quem publicou a obra em 1993.

Leia também: Presos usam manteiga de amendoim para fugir de cadeia nos Estados Unidos

“Ele não era alfabetizado e a ideia de que teria sido capaz de produzir uma falsificação tão sofisticada e credível não é nem remotamente plausível”, defende Smith.

Agora, o mistério pode ficar um pouco mais próximo da solução... Ou não. Para Robert Smith, entende-se que James Maybrick é o autor mais provável do diário. Contudo, se ele foi realmente o misterioso “Jack, o estripador”, a resposta não será tão simples. “É um suspeito principal, mas as disputas acerca da identidade do Estripador podem muito bem continuar por mais um século”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!