Peça no Canadá se tornou motivo de chacota na internet e trabalho foi comparado à restauração desastrosa de pintura na Espanha, em 2012

BBC

Cor diferente na cabeça do menino Jesus é temporária: artista planeja colocar a versão definitiva, em pedra, no ano que vem
Fotomontagem iG - Divulgação/Radio Canada
Cor diferente na cabeça do menino Jesus é temporária: artista planeja colocar a versão definitiva, em pedra, no ano que vem

Uma estátua do menino Jesus ao lado de uma igreja no Canadá chamou a atenção dos fiéis após passar por uma restauração.

A cabeça da estátua desapareceu do cemitério da igreja de Sainte-Anne des Pins, em Sudbury, no ano passado. Uma artista local fez uma escultura para substituir a peça usando argila da região, que tem uma cor de terra mais clara.

Após a rede canadense CBC divulgar a história, internautas começaram a comparar a escultura com a personagem Maggie Simpson, filha do casal Homer e Marge no desenho "Os Simpsons".

"É a Maggie Simpson!", escreveu Andre Proulx, um dos muitos que apontaram semelhança com a personagem e também com Lisa Simpson, irmã de Maggie no desenho.

Outros compararam o trabalho à "restauração" de uma pintura de Jesus na Espanha.

LEIA TAMBÉM:  Homem flagra aranha prestes a devorar rato e vídeo apavora internautas; assista

Em 2012, Cecília Gimenez se tornou celebridade mundial ao fazer um restauro desastrado no rosto de Jesus na pintura do século 19 "Ecce Homo", do artista Elias Garcia Martinez, em uma igreja de Zaragoza.

O rosto deformado de Jesus virou piada no mundo todo.

"Na mesma linha da mulher na Espanha que 'restaurou' o afresco de Jesus para uma igreja; quando ela terminou parecia que uma criança de quatro anos tinha feito o serviço", comentou David Barry Cooper.

"Ecce Homo. Sim, parece o equivalente em forma de escultura", concordou David Allan.

Relembre memes da restauração da obra Ecce Homo

Substituição temporária

A estátua da Virgem Maria com o menino Jesus no colo foi vandalizada e a igreja de Sainte-Anne des Pins estava com dificuldades para encontrar alguém para reparar a escultura.

Até que a artista local Heather Wise se ofereceu para criar uma peça temporária para a cabeça do menino Jesus, que havia sido arrancada.

"Ela estava preocupada e se ofereceu (para fazer a cabeça substituta)", contou Gerard Lajeunesse, padre da igreja, que agradeceu a Wise pelo ato voluntário e pela "bondade de seu coração".

LEIA TAMBÉM:  Como seu corpo escolhe o parceiro sexual ideal sem que você perceba

Lajeunesse explicou que a artista passou várias horas esculpindo a nova cabeça em argila.

"A dificuldade é que a artista teve que levantar o queixo para que a cabeça ficasse no lugar, pois (a escultura) caía."

E a argila da escultura também começou a se desmanchar depois de uma chuva.

"Não espero que dure muito. Ela (a artista) planeja esculpir em pedra em algum momento do ano que vem", afirmou o padre. Ele disse que alguns fiéis ficaram surpresos e até decepcionados com a nova aparência do menino Jesus.

Realmente é chocante por causa do grande contraste de cores", reconheceu Gerard Lajeunesse, padre da igreja, à CBC.

LEIA TAMBÉM:  Como se proteger da epidemia de sífilis no Brasil?

Outros consideraram a situação engraçada e ironizaram as reações negativas.

"Já que ninguém sabe qual era a aparência de Jesus, que diferença faz?", questionou Michael Westlake.

"Você pode ter razão, mas ele provavelmente não parecia com o Gollum", respondeu Jason Lemieux, citando o personagem da trilogia "O Senhor dos Anéis".

"Choque? Mágoa? Decepção? Que tal risos, diversão ou piadas com os Simpsons?", escreveu Robert Borden.

O padre de Sainte-Anne des Pins afirmou que para substituir a escultura inteira seriam necessários até 10 mil dólares canadenses (mais de R$ 23 mil) e tentou tranquilizar os fiéis.

"É uma primeira tentativa. E, com sorte, o que for feito no final irá agradar a todos."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.