Jornalista de TV russa admite ter provocado incêndio para reportagem

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Mikhail Akinchenko jogou bituca de cigarro acesa sobre pilha de mato seco por imagens de apoio; canal pediu desculpas

BBC

Um jornalista da TV estatal russa foi duramente criticado após ter admitido que colocou fogo em um matagal para incrementar uma reportagem sobre incêndios em florestas.

Leia todas as notícias do Mundo Insólito

Mikhail Akinchenko jogou bituca de cigarro acesa sobre pilha de mato seco para obter
Reprodução/BBC
Mikhail Akinchenko jogou bituca de cigarro acesa sobre pilha de mato seco para obter "imagens de apoio"; ele não será demitido

Moradores de um vilarejo na Sibéria acusaram o repórter Mikhail Akinchenko, da emissora Canal 1, de jogar propositalmente uma bituca de cigarro acesa sobre uma pilha de mato seco, segundo a agência de notícias local Khakassia.

Após o incidente, o jornalista contou à polícia que queria obter algumas "imagens de apoio" para uma reportagem sobre incêndios em florestas que mataram 30 pessoas na região.

O Canal 1 confirmou o ocorrido e pediu desculpas pelo episódio, classificando a atitude do repórter de "negligência". A polícia investiga agora se o incêndio foi culposo.

"Posso resumir essa situação em uma única palavra: idiota", afirmou o diretor de jornalismo do Canal 1, Kirill Kleimenov, à rádio russa RSN. "É claro que ele será punido. Um repórter precisa usar sua cabeça para pensar no que está fazendo".

Ele acrescentou, por outro lado, que Akinchenko é um "bom correspondente e boa pessoa" e que não seria demitido.

A agência de notícias afirmou que o episódio é um exemplo do "cinismo" dos jornalistas da TV estatal russa.

Críticos acusam a imprensa pró-Kremlin e outras organizações de mídia de distorcer a realidade ─ os frequentes incêndios florestais no país seriam um dos principais exemplos disso, dizem eles.

Em 2010, o grupo pró-Kremlin Jovem Guarda postou um vídeo no YouTube mostrando integrantes da organização debelando um incêndio florestal teria sido, na verdade, encenado para as câmeras de TV.

Leia tudo sobre: russiatv

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas