Bilhete da Primeira Guerra com 'cantada' é achado em uniforme escocês

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Mensagem foi escondida em kilt por costureira em busca de marido: 'Espero que ele lhe sirva. Se for solteiro, mande um alô'

BBC

Um poema secreto escrito por uma mulher britânica foi encontrado costurado a um kilt usado na Primeira Guerra Mundial. Os kilts são as famosas e tradicionais "saias" usadas por escoceses.

Leia outras notícias do Mundo Insólito

BBC
Mensagem foi enviada por uma costureira em busca de um marido entre os soldados escoceses

Confeccionada há quase 100 anos, a peça havia sido herdada pela acadêmica Helen Paul, uma historiadora da Universidade de Southampton, depois de passar por várias gerações de sua família.

O kilt está em ótimas condições, por isso o poema só foi achado agora, quando uma de suas pregas se soltou.

"Achei incrível, ainda mais porque parece ter sido escrito por uma costureira comum que teve a ousadia de colocar o poema numa peça de roupa em busca de um marido", disse Helen.

Único

A mensagem diz o seguinte: "Espero que o kilt lhe sirva e você fique bem nele. Se for casado, ignore. Se for solteiro, mande um alô. Desejo a você muita sorte e um retorno rápido a Blighty."

Maria Hayward, uma especialista em tecidos da mesma universidade, disse ao examinar o kilt que nunca tinha visto algo parecido. "É raro ver uma peça com uma ligação tão forte com a Primeira Guerra Mundial tão bem preservada", afirma.

Centenas de kilts foram feitos para as tropas escocesas durante a guerra, fazendo com que os soldados do país fossem chamados pelos alemães de "senhoritas infernais".

A etiqueta na peça de Helen mostra que ele foi feito para um soldado do regimento londrino do Exército da Escócia.

Agora, a historiadora quer descobrir mais detalhes sobre a autora do poema, embora a fábrica onde a peça foi feita não exista mais e a casa onde a costureira morava já tenha sido demolida. "Adoraria sabem quem ela era, se ainda tem parentes vivos e se obteve alguma resposta", disse Helen.

Leia tudo sobre: primeira guerrakiltescócia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas