Médicos da Índia removem 232 dentes da boca de menino

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Adolescente sofreu 18 meses devido a tumor odontogênico: em uma única cavidade da gengiva se formavam vários dentes

BBC

Médicos da Índia extraíram 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos, em uma operação que durou sete horas.

Polêmica: Garoto é acorrentado na Índia para deixar as drogas

Reprodução/BBC
Caso de Ashik Gavai foi descrito como 'muito raro'


2012: Ministro indiano causa polêmica por ter cadarço amarrado por menino

Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.

Leia mais notícias do Mundo Insólito

O adolescente vinha sofrendo havia 18 meses e veio da sua aldeia para a cidade depois que os médicos locais não conseguiram identificar a causa do problema.

O pai de Ashik, Suresh Gavai, citado pelo jornal Mumbai Mirror, disse que seu filho se queixava de dor intensa havia um mês. "Eu estava preocupado que poderia ser um câncer, então eu o trouxe para Mumbai", disse Suresh.

Os médicos haviam descrito sua condição como "muito rara" e "um recorde mundial".

"O incômodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogênico em que em uma única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno", disse Dhiware.

"Pequenas pérolas brancas"

A médica contou que, no início, "não podíamos cortar os dentes, então tive que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancá-los".

"Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós os guardamos, eles pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes", acrescentou.

A cirurgia, realizada na segunda-feira, envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik agora tem 28 dentes.

Descrevendo o caso como "muito raro", Dhiware disse que nunca tinha visto "nada igual na minha carreira de 30 anos", mas ressaltou que estava "radiante de receber um caso tão interessante".

"De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso que afetou a mandíbula superior em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes."

Leia tudo sobre: indiadentesmeninotumorashikmumbaihospital

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas