Movimento reuniu milhares de pessoas e pede o uso de bicicleta ao invés do carro; movimento é considerado o maior do mundo

Milhares de ciclistas, muitos deles completamente nus, foram às ruas de Portland, Oregon, na noite de sábado (7) para a 11ª World Naked Bike Ride, em protesto pelo uso da bicicleta ao invés do carro.

Leia mais notícias do Mundo Insólito

Ciclistas ficam nus para participarem de protesto contra vulnerabilidade no trânsito em Portland, EUA (7/06)
Reprodução/Flickr
Ciclistas ficam nus para participarem de protesto contra vulnerabilidade no trânsito em Portland, EUA (7/06)


Pessoas nuas conduzindo bicicletas com luzes piscando acima de seus pneus tocavam sinos enquanto pedalavam por avenidas ladeadas por espectadores que apoiavam a iniciativa.

"Esta é uma festa, mas é também um protesto", disse Carl Larson, porta-voz do passeio. "Trata-se da dependência do petróleo, da vulnerabilidade do corpo do ciclista ", afirmou.

Um grupo se reuniu no parque Normandale uma hora antes do passeio para se "adequar". O movimento é realizado anualmente em mais de 75 cidades dos Estados Unidos e em ao menos 20 países. A ação em Portland é tida como a maior do mundo e incluiu 8 mil participantes no ano passado.

Mas ao contrário dos eventos realizados em outras cidades, o ato acontece em parceria com a polícia local e é considerado um protesto. Oficiais até direcionam o tráfego durante o evento.

"Nós tivemos algumas reclamações de vizinhos, mas em geral não são muitas", de acordo com porta-voz da polícia, o sargento Peter Simpson, acrescentando que "para os moradores que não querem ver os ciclistas, o melhor conselho é simplesmente não sair na rua."

Jennifer Young, 40, participou do passeio com seu filho de 16 anos. Ela, que foi às ruas pintada de azul dos pés a cabeça e com asas de fada nas costas, afirmou que a ação visa mostrar como o ciclista fica exposto no trânsito.

"Eu acho que é um pouco mais evidente quando estamos nus", afirmou ela.

Fred Tebo, 90, não tinha certeza se gostaria de ver tantas pessoas nuas na rua. "É divertido e ao mesmo tempo estúpido", disse ele em sua casa. Mas poucos minutos depois o senhor deixou uma mulher e um homem vestidos apenas com roupas íntimas usarem seu banheiro.

*Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.