Ciclistas pedalam nus durante manifestação em Portland, EUA

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Movimento reuniu milhares de pessoas e pede o uso de bicicleta ao invés do carro; movimento é considerado o maior do mundo

Milhares de ciclistas, muitos deles completamente nus, foram às ruas de Portland, Oregon, na noite de sábado (7) para a 11ª World Naked Bike Ride, em protesto pelo uso da bicicleta ao invés do carro.

Leia mais notícias do Mundo Insólito

Reprodução/Flickr
Ciclistas ficam nus para participarem de protesto contra vulnerabilidade no trânsito em Portland, EUA (7/06)


Pessoas nuas conduzindo bicicletas com luzes piscando acima de seus pneus tocavam sinos enquanto pedalavam por avenidas ladeadas por espectadores que apoiavam a iniciativa.

"Esta é uma festa, mas é também um protesto", disse Carl Larson, porta-voz do passeio. "Trata-se da dependência do petróleo, da vulnerabilidade do corpo do ciclista ", afirmou.

Um grupo se reuniu no parque Normandale uma hora antes do passeio para se "adequar". O movimento é realizado anualmente em mais de 75 cidades dos Estados Unidos e em ao menos 20 países. A ação em Portland é tida como a maior do mundo e incluiu 8 mil participantes no ano passado.

Mas ao contrário dos eventos realizados em outras cidades, o ato acontece em parceria com a polícia local e é considerado um protesto. Oficiais até direcionam o tráfego durante o evento.

"Nós tivemos algumas reclamações de vizinhos, mas em geral não são muitas", de acordo com porta-voz da polícia, o sargento Peter Simpson, acrescentando que "para os moradores que não querem ver os ciclistas, o melhor conselho é simplesmente não sair na rua."

Jennifer Young, 40, participou do passeio com seu filho de 16 anos. Ela, que foi às ruas pintada de azul dos pés a cabeça e com asas de fada nas costas, afirmou que a ação visa mostrar como o ciclista fica exposto no trânsito.

"Eu acho que é um pouco mais evidente quando estamos nus", afirmou ela.

Fred Tebo, 90, não tinha certeza se gostaria de ver tantas pessoas nuas na rua. "É divertido e ao mesmo tempo estúpido", disse ele em sua casa. Mas poucos minutos depois o senhor deixou uma mulher e um homem vestidos apenas com roupas íntimas usarem seu banheiro.

*Com Reuters

Leia tudo sobre: ciclistas nus nos euaportlandteboyoungsimpsonlarson

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas