Veja quais são os animais minúsculos mas tão poderosos que podem matar pessoas

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Pássaro Pitohui tem penas revestidas de veneno e caracol possui toxinas com potencial de uso em armas bioterroristas

Quem olha para a espécie "Caracol do Cone" da Austrália não imagina estar diante de um assunto de segurança pública. Pelo menos é assim que os EUA consideram o veneno do animal - que contém mais de cem componentes químicos diferentes e é capaz de matar em poucas horas -, segundo a Universidade de Utah. De acordo com biólogo da instituição Baldomero Oliveira, o centro de pesquisas está autorizado a fazer seus estudos sobre a espécie, sob supervisão do governo americano, que teme o uso do veneno como arma bioterrorista.

Leia mais notícias do Mundo Insólito

Mas o perigo não está restrito apenas às criaturas que vivem no solo. Alguns pássaros da espécie Pitohui, da Nova Guiné, são considerados uma "arma que voa" por serem os únicos venenosos do planeta. Eles têm nas penas o componente tóxico homobatracotoxina, capaz de paralisar músculos como o coração: leva somente minutos para esse veneno se infiltrar na pele e matar sua vítima. Confira abaixo esses e outros animais considerados um perigo para o ser humano:  

Vespa Mandarinia Japonica: com 5 cm, inseto pode matar um adulto. Seu veneno provoca choque anafilático. Foto: Reprodução/YoutubeÁgua-Viva Irukandji: com menos de 3 cm, veneno desse animal é cem vezes mais poderoso que o de uma cobra. Foto: Wikimedia CommonsPitohui: comum na Nova Guiné, o pássaro de 23 cm possui em suas penas a substância homobatracotoxina, capaz de matar em minutos. Foto: Reprodução/YoutubePeixe-Pedra: criatura não tem mais que 51cm e seu veneno leva à atrofia muscular, além de provocar uma dor terrível, dizem especialistas. Foto: Wikimedia CommonsVespa Caçadora: inseto de 5 cm tem a segunda picada mais dolorosa do reino animal. Foto: Wikimedia CommonsMosquitos: algumas espécies carregam em seus menos de 2 cm parasitas capazes de transmitir doenças como a malária, que mata até 1 milhão por ano. Foto: Wikimedia CommonsFormiga-Vermelha: com 6 mm, a formiga tem o veneno mais tóxico do mundo dos insetos e só ataca em bando. Foto: Wikimedia CommonsAranha Armadeira: duas vezes mais potente que o da Viúva Negra, veneno do aracnídeo de 10 cm 'desliga' as funções primárias do homem. Foto: Wikimedia CommonsEscorpião Amarelo da Palestina: com até 10 cm, aracnídeo tem um dos mais danosos venenos e causa febre, convulsões, paralisias e morte. Foto: Wikimedia CommonsBaiacu: peixe de 2,5 cm possui níveis de saxitoxina e tetrodotoxina em seu veneno. Ambas as substâncias podem ser fatais. Foto: Reprodução/YoutubeAbelhas Africanas: com 13 mm, elas são mais letais que as europeias e em 30 segundos injetam 8 vezes mais toxinas que outras espécies. Foto: Wikimedia CommonsTaturana Oblíqua: veneno desse inseto de 5 cm impede a coagulação do sangue, o que causa inchaço e outros problemas. Foto: Reprodução/YoutubeRã-flecha-dourada: não há antídoto para a toxina liberada pelo anfíbio de 5 cm, a batracotoxina, que provoca falhas no sistema nervoso. Foto: Reprodução/YoutubePolvo-de-anéis-azuis: com 10 cm, animal fica azul quando está pronto para lançar seu veneno, capaz de matar 26 pessoas de uma só vez. Foto: Reprodução/YoutubeCaracol-do-cone: uma das mais venenosas do mundo, espécie tem toxina poderosa com potencial para uso em arma bioterrorista. Foto: Reprodução/Youtube


Leia tudo sobre: animais minusculosvenenomorteabelhavespapassaromundo animalmeio ambiente

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas