Problema ambiental que assola o país ajudaria a aumentar a solidariedade, o conhecimento sobre geografia e até mesmo colaborar para o bom humor da população

Em reportagem polêmica, a rede de TV estatal chinesa CCTV enumerou o que considera "as surpreendentes vantagens" da poluição, problema ambiental que assola as principais cidades do país e que pode impactar fortemente, nos próximos anos, a economia.

Conheça a nova home do Último Segundo
Leia todas as notícias de Mundo Insólito

A cidade portuária de Lianyungang num dia habitual: coberta pela espessa e poluente fumaça das fábricas chinesas
Getty
A cidade portuária de Lianyungang num dia habitual: coberta pela espessa e poluente fumaça das fábricas chinesas

Recebido com indignação popular (até alguns veículos jornalísticos desafiaram o rígido controle imposto à mídia no país e ironizaram o material), o conteúdo foi excluído das páginas oficiais, mas segue sendo distribuído, sempre com críticas, por usuários de redes sociais.

Segundo a CCTV, a maior vantagem da poluição é incrementar o sentimento de solidariedade entre a população, já que se trata de um problema a ser enfrentado por todos.


A poluição, ainda de acordo com a reportagem, é importante também para alertar ao povo que o desenvolvimento econômico tem seu preço e que é preciso pensar a longo prazo, além de enriquecer o "conhecimento popular" sobre meteorologia, geografia, física, química e história. Finalmente, para a CCTV a poluição faz bem porque apura o bom humor dos chineses - que costumeiramente brincam com a fumaça que, muitas vezes, impede que se enxergue a palmos do próprio nariz. "O bom humor é uma grande arma na luta contra a poluição"

Além de afetar a saúde dos chineses, a poluição põe em risco o crescimento econômico já que o governo estuda paralisar a produção em fábricas para reduzir a emissão de poluentes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.