rebatizada de gripe A H1N1). Atualmente, o nível de alerta para pandemia continua no nível 5, em uma escala que vai de 1 a 6." / gripe suína , diz OMS - Mundo - iG" / rebatizada de gripe A H1N1). Atualmente, o nível de alerta para pandemia continua no nível 5, em uma escala que vai de 1 a 6." /

Mundo está perto de pandemia de gripe suína , diz OMS

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira que o mundo está cada vez mais perto de uma pandemia de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1). Atualmente, o nível de alerta para pandemia continua no nível 5, em uma escala que vai de 1 a 6.

Redação com agências internacionais |


"Sabemos que o vírus continua se estendendo pelo mundo, e que a atividade do mesmo está aumentando em diferentes países", disse o diretor-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, em entrevista coletiva. "Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países, as pessoas".

Segundo a organização, a ativação do nível 5 é "um sinal forte da iminência de uma pandemia" e de que resta muito pouco tempo para se preparar para enfrentá-la. Nesse nível, a enfermidade tem focos em mais de dois países de uma mesma região. O nível 6 só é ativado quando a epidemia é declarada oficialmente.

"Queremos que se entenda muito bem a mensagem que, se declararmos a fase seis de pandemia, isso significa que o vírus está se espalhando e que há contágios estabelecidos em países de diversas regiões", disse Fukuda.

O diretor-geral adjunto da OMS esclareceu que "isso não significa que o vírus tenha se tornado mais grave, que a doença seja mais severa ou que tenha aumentado a taxa de mortalidade".

Com esta política, disse, busca-se "evitar efeitos adversos", entre eles restrições de viagens, fechamentos de fronteiras ou bloqueios ao comércio, entre outros. "Mas estamos realmente muito perto de declarar uma pandemia. Agora, estamos ainda mais próximo do que há uma semana", afirmou.

Fukuda confirmou que a organização decidiu não levar em conta o critério de gravidade da doença para passar à fase seis e "manter os anteriores critérios" de expansão do vírus.

"Decidimos continuar com nossos critérios e, se declararmos a fase seis, dar conselhos diferentes aos países de acordo com as distintas situações em que se encontrarem".

Fukuda afirmou que, nos últimos dias, aumentou a preocupação com a rápida expansão da gripe suína na Austrália, e o fato de que tenham sido detectados contágios estáveis no Estado de Victoria. Segundo os mais recentes dados da OMS, divulgados nesta terça-feira, foram registrados 26.563 casos em 73 países, com 140 mortes.

(Com informações da EFE e da Reuters)

Leia mais sobre gripe suína



    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG