Mumbai registra maré mais alta em 100 anos

Nova Délhi, 24 jul (EFE).- A cidade de Mumbai, no oeste da Índia, registrou hoje uma alta de 5,5 metros em sua maré, a maior em 100 anos, segundo a imprensa local, o que levou as autoridades a evacuarem centenas de pessoas.

EFE |

Por enquanto, não há informações de vítimas fatais em consequência do fenômeno, causado por uma combinação das intensas chuvas de monção e o forte efeito gravitacional da lua, segundo a agência indiana "Ians".

As autoridades da cidade advertiram os cidadãos e evacuaram quase 200 famílias das áreas litorâneas, atingidas por grandes ondas, o que causou curiosidade nas pessoas.

A maré subiu nas áreas litorâneas de Mumbai e na região de Konkan às 14h05 (05h35, horário de Brasília) e voltará a seu ponto mínimo às 20h09 (11h09, horário de Brasília), segundo fontes meteorológicas citadas pela "Ians".

A Polícia teve que controlar milhares de curiosos que queriam observar o fenômeno em diferentes pontos da cidade, embora a uma distância de segurança suficiente.

Na semana passada, a Prefeitura foi obrigada a publicar anúncios de imprensa com advertências sobre o perigo do fenômeno.

As medidas de segurança e alerta incluíram o estabelecimento de 11 linhas telefônicas de emergência, salas de controle e 34 medidores de chuva, para obter dados da situação minuto a minuto.

Com uma população de quase 20 milhões de pessoas, Mumbai sofre grandes inundações todos os anos causadas pelo fenômeno das chuvas de monção, entre os meses de junho e setembro e especialmente intenso na cidade, que é a capital financeira da Índia. EFE daa/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG