Multinacionais com fábricas em Honduras pedem restituição de Zelaya

Tegucigalpa, 28 jul (EFE).- As multinacionais americanas Nike e Gap, além da alemã Adidas, divulgaram hoje uma carta dirigida ao Governo dos Estados Unidos na qual se unem ao chamado internacional para a restituição de Manuel Zelaya como presidente do país centro-americano.

EFE |

"É necessário nos unir ao presidente dos EUA, aos Governos das Américas, à Organização dos Estados Americanos, à Assembleia Geral das Nações Unidas e à União Europeia, que fizeram o chamado para a restauração da democracia em Honduras", diz a carta, reproduzida no site do jornal hondurenho "Tiempo".

As três multinacionais, que possuem fábricas em Honduras, afirmam estar "profundamente preocupadas pelos fatos recentes" no país.

Apesar de manifestar que entendem a existência de "sérios desacordos entre o presidente eleito, o Congresso e a Corte Suprema" e que rejeitam apoiar a postura de alguma das partes, as empresas consideram que deveria ter havido um "diálogo pacífico e democrático, em lugar da ação dos militares".

As companhias também dizem na carta, dirigida à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, estar "muito preocupadas com as restrições às liberdades individuais em Honduras".

Por isso, pedem "que as liberdades individuais, incluindo a liberdade de imprensa, de expressão, de locomoção, de reunião e de associação sejam plenamente respeitadas".

Por fim, as três firmas elogiam a participação de representantes de Zelaya e do novo presidente de Honduras, Roberto Micheletti, nas negociações mediadas pelo chefe de Estado costarriquenho, Óscar Arias, e defendem uma "pronta e justa solução de todos os temas em disputa".

A atividade das fábricas de empresas estrangeiras como Nike, Gapa e Adidas, que produzem sob um regime de importação de insumos livre de tarifas, é um dos pilares da economia hondurenha e movimentam cerca de US$ 3 bilhões ao ano no país. EFE pa/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG