Multidão vai às ruas de Barcelona defender autonomia catalã

Mais de 1 milhão de pessoas marcham no nordeste da Espanha para reivindicar mais autonomia para a Catalunha

AFP |

As principais ruas de Barcelona estavam abarrotadas neste sábado com mais de um milhão de pessoas de todas as idades que se reuniram em uma manifestação para defender o estatuto de autonomia da Catalunha.

AP
Pessoas seguram bandeira catalã durante manifestação na Espanha
A manifestação, convocada pelos partidos políticos e por diversas instituições e entidades catalãs, quer deixar evidente o mal-estar da sociedade catalã pela sentença pronunciada pelo Tribunal Constitucional espanhol, que modificou muitas das reivindicações do novo estatuto.

Uma gigantesca bandeira catalã encabeçou a marcha, acompanhada pelos dois lemas "somos uma nação" e "nós é que decidimos", e, pouco antes da passeata começar, o partido independente Esquerra Republicana (ERC) distribuía mãos de cartolina que diziam "adeus Espanha".

Outros dos lemas escritos contra a sentença era: "Nossa sentença é a independência."

À passeata, organizada por Omnium Cultural, uma associação para a difusão da língua, da cultura e identidade catalãs, também somaram-se sindicatos, partidos (exceto o opositor de direita Partido Popular) e diversas instituições de toda a Catalunha.

Na sexta-feira, o Tribunal Constitucional publicou o detalhamento de sua sentença, cuja decisão já era conhecida desde o fim de junho, após quatro anos de deliberação, nos quais foram modificados diversos aspectos importantes do estatuto, adotado em 2006, sobretudo os que se referiam ao termo "nação" como definição da Catalunha e outros sobre a língua.

    Leia tudo sobre: espanhacatalunhaautonomia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG