Multidão faz novo protesto contra Ahmadinejad em Teerã

TEERÃ (Reuters) - Dezenas de milhares de aliados do candidato derrotado na eleição presidencial do Irã Mirhossein Mousavi se reuniram para uma manifestação no centro da capital Teerã nesta segunda-feira, desafinado um veto do Ministério do Interior ao protesto, disse uma testemunha. A rua está totalmente lotada, afirmou a testemunha, acrescentando que a multidão estava esperando Mousavi e outros líderes de oposição que apoiam a anulação dos resultados oficiais da eleição de sexta-feira, que deu a reeleição ao presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad.

Reuters |

Vestindo camisas verdes da campanha de Mousavi com fotografias dele, os participantes gritavam: "Mousavi pegue nossos votos de volta."

Vários quilômetros de ruas do centro de Teerã foram tomadas por pessoas que participam da manifestação, de acordo com a testemunha.

"Onde estão os 63 por cento que votaram em Ahmadinejad?", gritavam os manifestantes, referindo-se ao porcentual de votos do presidente, segundo os resultados oficiais.

"Se Ahmadinejad continuar como presidente, nós vamos protestar todos os dias", disseram os manifestantes. "Nós lutamos, nós morremos, não vamos aceitar essa votação fraudulenta", era outro grito de ordem das pessoas.

Quando um helicóptero da polícia sobrevoou o local, os participantes vaiaram.

Ahmadinejad e o Ministério do Interior negaram que tenha havido fraude na votação.

Mais cedo nesta segunda-feira, o site da Mousavi na Internet exibiu um a manchete informando que a manifestação programada estava cancelada porque o Ministério do Interior não tinha autorizado o protesto. O título depois foi retirado do ar.

Essa é a terceira manifestação em dias consecutivos em Teerã após a vitória de Ahmadinejad. Mousavi, segundo colocado no pleito, entrou com um pedido na Justiça solicitando que a eleição seja anulada, citando irregularidades. A ação será julgada dentro de 10 dias.

(Reportagem de Parisa Hafezi)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG