Mulheres que consomem álcool com moderação engordam menos que abstêmias

Washington, 8 mar (EFE).- Beber com moderação pode ajudar as mulheres a ganharem menos peso, informou hoje um estudo publicado pela revista americana Archives of Internal Medicine.

EFE |

A pesquisa, liderada pela médica Lu Wang, do Brigham and Women's Hospital, analisou 19.220 mulheres americanas de 39 anos ou mais com índice de massa corporal (IMC) considerado "normal".

Desse total, 38,2% não consumiam álcool, 32,8% bebiam menos de cinco gramas, 20,1% bebiam essa quantidade ou menos e 3% bebiam 30 gramas de álcool por dia ou menos.

Os pesquisadores acompanharam o grupo durante 13 anos e comprovaram que todas ganharam peso progressivamente, mas em proporções diferentes de acordo com os índices de álcool consumido.

A quantidade e o sobrepeso se relacionavam de forma inversa. As mulheres que bebiam mais álcool ganharam menos peso quando ganhavam, enquanto as mulheres abstêmias foram as que mais acumularam peso com a passagem dos anos.

Entre as mulheres pesquisadas, 7.942 padeciam de sobrepeso ou obesidade, enquanto aquelas que consumiam menos de 40 gramas de álcool por dia tinham menos chances de engordar.

O estudo também concluiu que aquelas que bebiam entre 15 e 30 gramas de álcool por dia tinham menos risco de ultrapassar as proporções adequadas sobre a balança, 30% menos do que as que não bebiam nada.

Entre as bebidas estudadas, o vinho tinto demonstrou ser a que menos engorda.

Apesar dos resultados, os pesquisadores advertem que beber pode levar a "problemas médicos e psicológicos" e, portanto, a recomendação do uso destas bebidas deve ser considerada de maneira individualizada. EFE sid/pb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG