Mulheres protagonizam primeiro 'beijo gay' da Marinha dos EUA

Casal de lésbicas participa de tradicional foto no ano em que governo retirou lei que impedia militares de assumir opção sexual

iG São Paulo |

Duas mulheres protagonizaram na quarta-feira o primeiro "beijo do desembarque gay" da Marinha dos Estados Unidos. Após 80 dias no mar, Marissa Gaeta desceu do navio militar Oak Hill em uma base de Virginia Beach, na Virgínia, e beijou a companheira e também militar Citlalic Snell.

O "beijo do desembarque" é uma tradição da Marinha que se repete todos os anos há décadas, mas nunca tinha contado com um casal gay. “É algo diferente, com certeza”, afirmou Melissa, que namora Citlalic há dois anos. “É bom poder ser eu mesma.”

AP
Marissa Gaeta (esq) beija a namorada Citlalic Sheel em base militar de Virginia Beach, nos EUA

O beijo gay da Marinha também marca o ano em que os EUA acabaram com a lei conhecida como “Don’t Ask, Don’t Tell” (“não pergunte, não conte”, em tradução livre), uma controversa medida que impedia que militares assumissem sua homossexualidade e continuassem servindo.

A lei, que vigorou de 1993 a 2011, provocou a expulsão de cerca de 13 mil militares das Forças Armadas. Durante anos, grupos de direitos homossexuais denunciaram a medida e pediram o seu fim como um importante marco na luta contra a discriminação.

Com AP

    Leia tudo sobre: dont ask dont telleuagays no exércitoexército

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG