dalit assume Presidência da Câmara Baixa da Índia - Mundo - iG" /

Mulher dalit assume Presidência da Câmara Baixa da Índia

Nova Délhi, 3 jun (EFE).- A dalit (intocável) indiana Meira Kumar, de 64 anos, se transformou hoje na primeira mulher a presidir a Câmara Baixa da Índia, após receber o voto unânime dos deputados que a compõem.

EFE |

Kumar foi indicada pela presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que assistiu à nomeação, e também obteve o apoio dos deputados opositores.

"Esta é uma ocasião histórica", disse o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, ao dar as boas-vindas a Kumar pouco depois de ela tomar posse de seu cargo.

Filha do herói da independência e ex-vice-primeiro-ministro Jagjivan Ram, Kumar entrou na vida política aos 22 anos como presidente de um comitê de combate à seca, e depois foi diplomata nas embaixadas da Espanha, Reino Unido e Mauricio.

No entanto, Kumar preferiu abandonar o corpo diplomático para defender a causa dos intocáveis, a comunidade excluída do sistema hindu de castas, e obteve uma cadeira parlamentar pela primeira vez no ano 1985.

Atualmente, Meira Kumar é deputada pelo mesmo distrito no qual concorria seu pai, Sasaram, situado na empobrecida região nortista de Bihar.

A nova presidente da Câmara Baixa já foi ministra da Justiça Social durante a legislatura anterior, e após o recente pleito Manmohan Singh a tinha colocado à frente do Ministério de Recursos Aquáticos, um posto do qual ela já renunciou.

A nomeação de Kumar é um ato simbólico do Partido do Congresso para fortalecer a presença feminina nas instituições políticas da Índia, onde 484 dos 543 deputados são homens. EFE daa/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG