em poucas horas em Honduras - Mundo - iG" /

Mulher e filha dizem que Zelaya estará em poucas horas em Honduras

Tegucigalpa, 18 jul (EFE).- A mulher de Manuel Zelaya, Xiomara Castro, e uma filha do casal lideraram hoje uma concentração em Tegucigalpa, em que anunciaram que o presidente deposto estará em poucas horas em Honduras, enquanto grupos opositores marcharam em Tocoa, nordeste do país.

EFE |

"Em poucas horas estará aqui", disse, sem dar maiores detalhes, Xiomara à Agência Efe, após ser recebida entre aplausos e palavras de ordem por manifestantes que bloquearam uma estrada do sul da capital hondurenha.

No momento em que as comissões que representam Zelaya e o novo líder do país, Roberto Micheletti, participam da segunda rodada de conversas na Costa Rica, Xiomara disse que a restituição de seu marido "não é negociável".

"Se tem que restituir, acho que essa é uma das posições que não são negociáveis. Qualquer outra coisa pode ser negociável, menos a restituição do presidente", acrescentou.

Xiomara denunciou que soldados ocuparam na quinta-feira a casa da família de Zelaya em Catacamas, departamento de Olancho, mas destacou que "o povo protestou" e conseguiu entrar.

Hortencia Zelaya, filha do presidente deposto, antecipou perante os presentes o iminente retorno de seu pai, que foi derrubado do poder por um grupo de militares em 28 junho.

Por outro lado, grupos opositores a Zelaya, que nos últimos dias também se mobilizaram em Tegucigalpa e outras cidades, realizaram hoje uma marcha em Tocoa para "pedir paz e democracia", disse à imprensa Iris Rodríguez, uma de suas dirigentes.

Na capital, jovens que participam da União Cívica Democrática, grupo que rejeita o retorno de Zelaya, começaram a apagar com tinta as palavras a favor do deposto presidente pintadas pela cidade. EFE lb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG