Mulher de Schwarzenegger entre vítimas de falha de segurança em hospital

LOS ANGELES (AP) - A mulher do governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, Maria Schriver, está entre 32 pacientes de alto escalão que tiveram seus dados vasculhados no Centro Médico UCLA, afirmaram os oficiais médicos.

AP |

A mulher que acessou as informações de Maria Shriver é a mesma funcionária que infringiu os dados médicos da atriz Farrah Fawcett, confirmaram os oficiais ao Los Angeles Times no domingo.

A funcionária foi demitida em maio de 2007 depois que a UCLA percebeu a falha na segurança dos dados de seus pacientes, afirmou o hospital.

O diretor do Sistema Hospitalar da UCLA, Dr. David Feinberg, pediu desculpas pela falha e afirmou que a mulher por trás disso era uma funcionária "desonesta".

A secretária da Agência de Serviços Humanos e de Saúde da Califórnia, Kim Belshe, afirmou no domingo que sua agência está "muito preocupada com o que parece ser um padrão de repetidas violações".

O estado tomará ações contra a UCLA, ela disse.

A UCLA não informou o governo das falhas de segurança no ano passado. Kathleen Billingsley do Centro de Qualidade da Saúde afirmou que um investigador do estado descobriu os nomes dos pacientes envolvidos na sexta-feira.

A transgressão aos arquivos da atriz Farrah Fawcett chegaram ao público na quarta-feira. A notícia chegou algumas semanas depois que o hospital anunciou a demissão de diversos funcionários por vasculharem dados médicos da cantora Britney Spears.

Depois de ser informado a respeito dos dados médicos de sua mulher terem sido inapropriadamente acessados, Schwarzenegger emitiu uma declaração dizendo que "uma falha nos dados médicos de qualquer paciente é um absurdo".

Schwarzenegger afirmou ter pedido uma atitude de administração após o caso de Spears ter chegado ao público.

As informações a respeito da constante batalha de Fawcett contra o câncer apareceram no jornal National Enquirer. Mas Feinberg afirmou que o hospital não encontrou evidências de que outros dados confidenciais tenham sido compartilhados.

    Leia tudo sobre: schwarzenegger

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG