Mulher de Mandela cancela participação no festival Back 2 Black

Rio de Janeiro, 29 ago (EFE).- A ativista moçambicana Graça Machel, mulher do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, cancelou sua participação na conferência deste domingo no festival Back 2 Black, no Rio de Janeiro, devido a problemas de saúde.

EFE |

"Tinha aceitado, muito honrada, o prestigioso convite para participar da iniciativa de celebração de África no Brasil. Acontece que, inesperadamente, fiquei impossibilitada de viajar, por motivos de doença. Lamento profundamente este fato", diz Machel em uma carta reproduzida no blog do festival neste sábado.

Na mesma postagem, a organização do evento informa que a conferência que contaria com a participação da ativista, intitulada "A África na Construção do Mundo. O Futuro", acontecerá com a presença dos dois outros convidados, a economista zambiana Dambisa Moyo e Gilberto Gil. O debate será mediado pelo diplomata Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras.

De acordo com a produção do Back 2 Black, os espectadores que quiserem devolver o ingresso para a conferência de hoje e receber o valor pago de volta podem procurar a partir de terça-feira um dos pontos de venda que serão anunciados no site oficial do evento (www.back2blackfestival.com.br).

Ex-ministra da Educação em Moçambique nos anos 70 e 80, Graça Machel participou ativamente da luta pela independência do país, que foi colônia portuguesa até 1975. Ela foi casada com o primeiro presidente moçambicano, Samora Machel, falecido em 1986 em um acidente de avião, e se uniu a Nelson Mandela em 1998.

O Back 2 Black chega ao fim neste domingo depois de três dias de debates e shows. No encerramento, artistas de diversas partes do mundo como a célebre cantora cubana Omara Portuondo (que gravou um álbum com Maria Bethânia lançado em 2008), a beninense Angélique Kidjo e artistas brasileiros como Luiz Melodia e Dona Ivone Lara dividirão o palco sob o comando de Mart'nália. EFE bba/rd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG