Mulher de 98 anos é resgatada dos escombros depois de 30 horas

Uma idosa de 98 anos, María DAntuono, foi resgatada nesta terça-feira depois de passar 30 horas sob os escombros provocados pelo terremoto de segunda-feira que arrasou a cidade de LAquila, que deixou até o momento 207 mortos.

Redação com agências |

Segundo o canal Sky TG24, a senhora estava em boas condições de saúde, apesar de ter ficado presa dentro da própria casa, que desabou após o tremor. "Eu costurei", contou a idosa à imprensa.

As equipes de resgate continuam procurando nesta terça-feira possíveis sobreviventes entre as ruínas.

Uma mulher grávida foi salva e levada de helicóptero para um hospital da região, segundo a imprensa italiana. Setenta cães farejadores auxiliam nas buscas para tentar detectar qualquer sinal de vida.

Forte terremoto

O terremoto, que registrou entre 5,8 graus e 6,3 graus na escala Richter, ocorreu pouco depois das 3h30 da manhã de segunda-feira (horário local), surpreendendo os moradores que dormiam em suas casas, derrubando igrejas antigas e outras edificações em 26 cidades.

Autoridades da defesa civil estimaram que dois terços das edificações ruíram em L'Áquila.

Alguns outros tremores foram registrados durante a noite na área, a cerca de 100 quilômetros a leste de Roma, enquanto as pessoas se abrigavam em seus carros ou em barracas.

A Defesa Civil improvisou um acampamento nos arredores da cidade para atender os desabrigados. Voluntários estão distribuindo cobertores, comida e água, mas a ajuda não é suficiente para atender a todos que necessitam.


Diversos patrimônios históricos foram danificados / AP

"Desastre sério"

"É um desastre sério. Agora nós devemos reconstruir e isso exigirá grandes quantias de dinheiro", disse o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, cujo governo já enfrenta um alto déficit e uma grande dívida pública.

Berlusconi declarou emergência nacional e prometeu buscar centenas de milhares de euros do fundo de desastres da União Europeia.


Epicentro do terremoto foi em L'Aquila, no centro da Itália


Clique para ver o infográfico

Leia também:

Leia mais sobre: terremoto

* Com AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: terremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG