Mulher condenada por fraude diz ter sido vítima de vodu

LONDRES - Quando Remi Fakorede, 46, foi acusada de fraude de cerca de US$1.75 milhões contra o governo britânico, a mãe de seis crianças disse que foi vítima de uma maldição vodu e ela tinha os dedos dilacerados para provar.

AP |

Acordo Ortográfico

Fakorede, acusada de enganar o governo ao usar dezenas de identidades falsas para receber crédito fiscal, afirmou que "forças das trevas"
permitiram que o dinheiro chegasse a sua conta bancária.

Em seu testemunho, a mulher que nasceu na Nigéria disse que um feitiço mágico matou sua mãe e dilacerou os dedos de sua filha de três anos de idade.

Então, ela enfiou a mão na bolsa e tirou os dedos envoltos em um lenço. A mídia local disse que a mulher exibiu dois ou três dedos dilacerados na corte.

A situação chocou a juíza da Corte Real de Snaresbrook, em Londres, mas não convenceu o júri que a condenou a cinco anos de prisão na quinta-feira.

A juíza Jacqueline Beech afirmou que o uso do vodu como defesa por Fakorede era "absolutamente inacreditável".

"A questão mais chocante de sua conduta é você dizer que sua mãe foi morta por uma espécie de feitiço vodu", disse Beech na quinta-feira, condenando a "exibição de dedos de uma criança durante sua defesa".

Não se sabe se os dedos exibidos na corte são realmente da filha de Fakorede, apesar da criança ter perdido parte da mão por conta de problemas renais que resultaram em gangrenas.

As autoridades realizaram testes de DNA nos dedos, mas os resultados não foram expostos na corte. A advogada de Fakorede, Andrea Ferguson, afirmou que a polícia decidiu não processar a mulher pela exposição dos dedos, algo que segundo ela é uma vitória.

Fakorede inventou 20 famílias imaginárias com filhos (geralmente gêmeos com deficiência) e usou números de previdência social falsificados para conseguir mais de US$1.620.000. Ela foi condenada por fraude e uma de suas filhas, Denise Shofolawe-Coker, 21, também foi condenada por lavagem de dinheiro e ficará presa por um ano.

Leia mais sobre fraude


    Leia tudo sobre: fraude

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG