Mulher cai e rasga quadro de Picasso em Nova York

Nova York, 25 jan (EFE).- Um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso exposto no Museu de Arte Metropolitano de Nova York foi danificado neste fim de semana depois que uma mulher tropeçou, caiu acidentalmente sobre ele e rasgou o canto inferior direito da tela.

EFE |

A obra danificada é "O ator" e pertence ao período rosa do pintor natural de Málaga (1881-1973), detalhou o museu em comunicado.

A nota acrescentou que o quadro, de proporções "inusualmente grandes", com cerca de dois metros de comprimento e mais de um metro de largura, foi pintada entre 1904 e 1905 sobre uma tela que já tinha outra pintura embaixo.

O incidente foi causado por uma mulher que participava de um programa de formação para adultos e que não foi identificada pelos responsáveis do museu de Manhattan.

"O acidente provocou um rasgo vertical irregular de aproximadamente seis polegadas de comprimento (mais de 15 centímetros) no canto inferior direito", explicou o museu, que imediatamente transferiu a obra a seu estúdio de restauração de pinturas para avaliar e tratar os danos.

A obra, que mostra um acrobata ambulante de costas, estava pendurada na parede de uma galeria do segundo andar do museu e estava agendada como parte da próxima exposição sobre Picasso que o museu promoverá a partir de 27 de abril.

"Felizmente, o dano não aconteceu em um ponto central da composição. O comissário da mostra e os restauradores acreditam plenamente que a reparação, que acontecerá nas próximas semanas, será discreta", explicou o museu.

Assim, "O ator" se poderá exibir na exposição planejada pelo museu, que até o próximo 1º de agosto reunirá para visitantes até 250 obras do artista espanhol.

"O ator" marcou o início da transição de Picasso de seu período azul, com seu "mundo de mendigos em trapos e músicos cegos", ao rosa, repleto de "imagens de acrobatas ambulantes", segundo o museu nova-iorquino, que recebeu esta obra em 1952 como uma doação de Thelma Chrysler Foy. EFE mgl/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG