Mujica diz ter semelhanças com Lula, segundo imprensa argentina

Buenos Aires, 13 set (EFE).- O candidato a presidente do Uruguai pelo partido Frente Ampla, José Mujica, identifica maiores semelhanças com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do que com o da Venezuela, Hugo Chávez, por quem disse também ter simpatia.

EFE |

"Há uma posição filosófica e inteligente de Lula, que é participar da negociação de conflitos, resolvê-los com o diálogo.

Essa política dá mais resultado", disse em entrevista publicada no jornal argentino "La Nación".

Apesar do ex-dirigente tupamaro, de 74 anos, considerar que o problema de Chávez está no fato de falar demais, ele admite que tem simpatia pelo venezuelano, principalmente pelos seus feitos sociais.

Na semana passada, Mujica fez campanha entre a comunidade uruguaia em Buenos Aires e foi recebido pela presidente argentina, Cristina Fernández.

Sobre o Mercosul, o candidato disse que o bloco (formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) está excessivamente fenício, cada um se preocupa em tirar maior vantagem comercial sobre o outro.

"Não vamos integrar a inteligência, a cultura? Daqui (da Argentina) um engenheiro pode ir à Espanha e trabalhar, mas um professor argentino não pode dar aulas no Uruguai. Estamos loucos", ressaltou.

Sobre as diferenças entre a Argentina e o Uruguai, no que diz respeito ao funcionamento de uma fábrica de celulose da finlandesa Botnia na margem uruguaia do rio da Prata que divide as duas nações, ele sustentou que se eleito presidente sua postura será negociar, negociar e negociar. EFE hd/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG