Mugabe: negociações estão bloqueadas porque a oposição insiste em governar

O presidente zimbabuano, Robert Mugabe, declarou nesta quinta-feira em Bulawayo (sul) que as negociações em curso para compartilhar o poder com a oposição continuam bloqueadas no mesmo ponto.

AFP |

"As negociações continuam, mas é duro, continuamos bloqueados no mesmo ponto: os membros do MDC continuam querendo governar", disse o presidente na abertura da conferência de chefes do povo, referindo-se ao partido que venceu as eleições legislativas.

O presidente Mugabe e os líderes do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, oposição) estão em negociações desde segunda-feira em Harare para tentar conseguir um acordo sobre um governo de união nacional que tire o país da crise.

Esta crise surgiu do fracasso histórico do regime nas eleições gerais de 29 de março e da questionada reeleição do presidente Mugabe no fim de junho.

Quarta-feira, o chefe de Estado declarou, após 12 horas de discussões, que espera assinar nesta quinta-feira um acordo para compartilhar o poder.

Está previsto que as negociações sejam retomadas nesta quinta-feira com mediação do presidente sul-africano, Thabo Mbeki.

str-fn-ale/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG