Mugabe formará governo após reunião regional com ou sem Tsvangirai

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, formará um governo com ou sem o líder da oposição Morgan Tsvangirai depois da reunião de cúpula regional de Pretória, convocada para esta segunda-feira como mais uma tentativa de acabar com a crise poolítica no país, anunciou uma fonte ministerial.

AFP |

"Esta cúpula é a última que vai discutir a questão de um governo de união. Se hoje não acontecer, quando o presidente retornar terá definitivamente que formar um novo governo com ou sem Morgan Tsvangirai", afirmou o vice-ministro da Informação, Bright Matonga, em entrevista à rádio pública sul-africana SA FM.

A reunião de líderes da África Meridional vai retomar os esforços para desbloquear a crise política no Zimbábue, no momento em que Mugabe é submetido a uma crescente pressão internacional.

Há mais de quatro meses Mugabe e Tsvangirai assinaram um acordo de divisão do poder, para a formação de um governo de união. No entanto, o mesmo permanece sem aplicação por divergências sobre a distribuição dos ministérios.

ade/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG