Mudança no tempo no fim de semana empurrará nuvem ao Ártico

A mudança do tempo no fim desta semana, com a chegada de baixas pressões à Islândia, aumentará o vento e deve empurrar a nuvem de cinzas vulcânicas em direção ao Ártico, disse nesta terça-feira a Organização Mundial da Meteorologia (OMM).

EFE |

Além disso, as chuvas associadas às baixas pressões resultarão em uma "espécie de lavagem" das cinzas nas altitudes mais baixas, assinalou a OMM.

O anticiclone que está na região e os ventos fracos não conseguiram até agora dispersar a nuvem de cinzas.

Até a mudança da atual situação meteorológica, as cinzas - formadas por pequenas partículas que são jogadas em grandes quantidades na atmosfera, a mais de 6 mil metros de altitude - permanecerão causando transtornos por algum tempo.

Só será eliminada de fato com a ajuda de fortes fenômenos locais que não são esperados para os próximos dias, detalham os analistas.

Além disso, as partículas de cinza estão descendo a níveis inferiores da atmosfera e a maior parte está agora em uma área até 3 mil metros de altitude, acrescentaram.

Mas essas partículas não desceram ainda à superfície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é por isso que a nuvem de cinzas ainda não tem efeitos sobre a saúde, exceto para as pessoas que estejam próximas ao vulcão.

Lava 

expelida do 



vulcão Eyjafjallajokull nesta segunda-feira
Lava expelida do vulcão Eyjafjallajokull na segunda-feira

Mais notícias

Fotos

Vídeos

Relatos

Efeitos na economia

Leia mais sobre crise aérea na Europa

    Leia tudo sobre: vulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG