Mudança climática oferece riscos à saúde, diz OMS

MANILA, Filipinas - A Organização Mundial da Saúde pediu ação urgente na quarta-feira para lidar com os riscos à saúde causados pelo aquecimento global em países da Ásia, incluindo o aumento de doenças e a falta de alimentos.

AP |

Acordo Ortográfico

Os participantes de uma conferência regional da OMS em Manila consideram uma proposta que pede que governos e agências internacionais incorporem a preocupação com a saúde nos planos que buscam interromper ou adaptar a mudança climática.

O plano diz que os governos devem realizar estudos e promover a conscientização sobre o impacto da mudança climática na saúde e melhorar as medidas que aliviem seus efeitos, notando que as informações são limitadas, geralmente inconsistentes e quase nunca compartilhadas de maneira transparente.

A proposta afirma ainda que a OMS deve oferecer direcionamento técnico e facilitar o uso de fundos de doadores para programas relacionados ao impacto da mudança climática na saúde da região.

A proposta cita a promoção de sistemas de transporte não motorizados, como bicicletas, e o uso de menos veículos particulares como medidas que podem ajudar a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e melhorar a qualidade do ar.

Leia mais sobre mudanças climáticas

    Leia tudo sobre: aquecimento global

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG