Mudança climática já afeta a saúde global, diz OMS

A mudança climática já está afetando a saúde da população no mundo - é o que alerta um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan. O comunicado, divulgado para marcar o Dia Mundial da Saúde, afirma que os serviços de saúde pública ao redor do mundo precisam se preparar para o novo contexto criado pela mudança nos padrões climáticos.

BBC Brasil |

A OMS afirma que entre as principais conseqüências do impacto do aquecimento global na saúde está a influência do aumento das temperaturas no setor agrícola. As secas e enchentes cada vez mais freqüentes podem causar desnutrição e desidratação.

Além disso, a agência das Nações Unidas alerta ainda para a propagação de doenças tropicais como a dengue e a malária para áreas mais frias.

O alerta ressalta também um aumento nos casos de asma, bronquite e outras doenças respiratórias e cardiovasculares causadas pelas ondas de calor.

Recomendações
Para combater o impacto da mudança climática na saúde, a OMS recomenda mais esforços no fortalecimento da vigilância sanitária, melhor coordenação em casos de emergências - como no caso do furacão Katrina (que atingiu os Estados Unidos em 2005) - e urgência dos governos locais para proporcionar uma melhoria no sistema básico de saúde.

"Enquanto não há mais dúvidas sobre a realidade da mudança climática, a magnitude das conseqüências - especialmente para a saúde - ainda pode ser reduzida. Levar em consideração o impacto da mudança do clima na saúde pode ajudar os líderes políticos a agir com a urgência apropriada", afirmou Chan no comunicado.

Segundo a agência, apesar de se tratar de um fenômeno global, a mudança climática não causará um impacto homogêneo e os países pequenos e em desenvolvimento serão os mais afetados.

"A mudança climática pode aumentar problemas que já são enormes, amplamente concentrados no mundo em desenvolvimento e difíceis de se combater", conclui a diretora.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG