Mudança climática aumenta riscos de catarata

A mudança climática aumentará os riscos de perda da visão por catarata, em conseqüência da maior exposição aos raios ultravioleta, anunciou um cientista australiano.

AFP |

"Os três fatores principais de risco que provocam a cegueira por catarata são a idade, o cigarro e a exposição aos raios ultravioleta, nesta ordem", disse Andreas Muller, da fundação Fred Hollows.

"A mudança climática aumentará os níveis de raios ultravioleta e, portanto, o risco de desenvolver cataratas", disse o médico, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema "Proteger a saúda da mudança climática".

Apesar da catarata ser tratada com uma operação relativamente de rotina, a doença é a causa de pelo menos 50% dos casos de cegueira evitável em todo o mundo.

A fundação insistiu na adoção de medidas preventivas e em prestar atenção na vista das crianças que passam muito tempo expostas ao sol.

"A solução pode ser tão simples como escolher uma boa proteção solar, com coisas como chapéus e óculos escuros", recomendou Mueller.

str/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG