burkini em clube francês - Mundo - iG" /

Muçulmana é proibida de usar burkini em clube francês

Funcionários do clube municipal de Emerainville, leste da França, proibiram uma mulher de 30 anos de entrar na piscina vestida com um burkini, traje de banho islâmico que cobre o corpo dos pés à cabeça, indicaram nesta quarta-feira responsáveis locais.

AFP |

"Ela veio uma vez nadar com este traje de banho islâmico. Mas, na segunda vez, em 27 de junho, os funcionários da piscina a proibiram de nadar e lembraram-na do regulamento em vigor em todas as piscinas, que proíbe banho com roupa", explicou à AFP Daniel Guillaume, vice-presidente do estabelecimento.

Segundo Guillaume, "ela e uma outra mulher quiseram apresentar uma queixa, mas foram impedidas".

A promotoria da cidade de Meaux não recebeu nenhuma ação, indicaram fontes judiciais.

O prefeito de Emerainville, Alain Kelyor, da governante União para um Movimento Popular (UMP, direita) afirmou que "isso não tem nada a ver com o Islã, pois o regulamento das piscinas proíbe nadar de roupa por questões de higiene".

"Não é um traje de banho islâmico, pois este tio de maiô não existe no Corão", acrescentou.

De acordo com o jornal francês Le Parisien, a mulher, francesa de origem e convertida ao islamismo desde os 17 anos, comprou seu "burkini" durante uma viagem a Dubai. "Burkini" é a contração das palavras "burqa" e "bikini".

asm/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG