Mubarak se reunirá com Barak para discutir proposta de trégua com o Hamas

Sharm el-Sheikh (Egito), 19 mai (EFE).- O presidente egípcio, Hosni Mubarak, se reunirá hoje com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, a quem apresentará uma oferta de trégua com o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza.

EFE |

A reunião entre Mubarak e Barak é considerada fundamental para pôr fim ao enfrentamento entre Israel e o Hamas, que aceitou a proposta egípcia de um cessar-fogo de seis meses em troca da suspensão do bloqueio contra Gaza.

Além disso, Barak se reunirá em Sharm el-Sheikh, onde está sendo realizado o Fórum Econômico Mundial para o Oriente Médio, com o negociador egípcio para temas palestinos, Omar Suleiman.

Suleiman assegurou ontem ao líder pacifista israelense Yossi Beilin que só falta a aprovação de Barak para que a trégua seja concretizada.

O diário israelense "Ha'aretz" informa em sua edição de hoje que Barak aceitará a proposta de um cessar-fogo temporário, mas não tornará público nenhum compromisso de seu país com a iniciativa.

Enquanto isso, uma delegação do Hamas partiu hoje em direção ao Egito para participar da rodada final das negociações com a mediação do Governo egípcio.

O ex-ministro de Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Mahmoud Zahar e o chefe do grupo parlamentar do Hamas, Khalil al-Haya, cruzaram para o país vizinho através da passagem de Rafah, no sul de Gaza, informou o porta-voz do grupo, Ismail Radwan.

No Egito, ambos se reunirão com líderes do Hamas no exílio, capitaneados pelo líder do movimento islamita Moussa Abu Marzook, e com Suleiman.

O Hamas quer que Israel suspenda seu bloqueio contra Gaza e reabra as passagens fronteiriças, especialmente o de Rafah, na fronteira com o Egito.

Por sua parte, Israel exige que o grupo palestino interrompa seus ataques com foguetes de Gaza e o contrabando de armas com o Egito, e pede também avanços nas negociações para a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, nas mãos de milícias palestinas desde junho de 2006. EFE er/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG